domingo, 10 de junho de 2012

Produzindo o relato multimídia do seu projeto pedagógico




Um dos grandes desafios que o professor enfrenta em sua prática é ajudar seus alunos a escrever textos de qualidade.  O primeiro passo para o êxito desse trabalho é conhecer que vai ensinar. O segundo passo é planejar utilizando recursos tecnológicos como suporte no ensino aprendizagem. Neste trabalho, propomos um desafio para os alunos do oitavo ano do ensino fundamental: produzir textos do gênero memórias litarias que cominará nas Olimpíadas de Português.
No trabalho com memórias literárias, o aluno será colocado no lugar do pesquisador que busca recuperar a memória coletiva de sua cidade por meio de entrevista aos mais experientes, observação de objetos contemporâneos, visita aos pontos turístico da cidade. A entrevista será realizada com auxilio de uma filmadora. Realizada a entrevista, o aluno transcreverá as falas do entrevistado, produzindo um texto de memórias. Para marcar um tempo de relembrar, que é o tempo das memórias, o discente usará verbos no pretérito perfeito e imperfeito; descreverá o espaço; evocará os sentimentos e emoções. Como exemplo de uma entrevista, segue anexo vídeo, no qual entrevistei minha avó Antônia, 94 anos. Durante a entrevista, houve algumas interferências audiovisuais. O vídeo é apenas um exemplo do modo como podemos introduzir tecnologias no contexto escolar, atrelando-as ao texto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário