Um
dos grandes desafios que o professor enfrenta em sua prática é ajudar seus
alunos a escrever textos de qualidade. O
primeiro passo para o êxito desse trabalho é conhecer que vai ensinar. O segundo
passo é planejar utilizando recursos tecnológicos como suporte no ensino
aprendizagem. Neste trabalho, propomos um desafio para os alunos do oitavo ano
do ensino fundamental: produzir textos do gênero memórias litarias que cominará
nas Olimpíadas de Português.
No trabalho com
memórias literárias, o aluno será colocado no lugar do pesquisador que busca
recuperar a memória coletiva de sua cidade por meio de entrevista aos mais
experientes, observação de objetos contemporâneos, visita aos pontos turístico
da cidade. A entrevista será realizada com auxilio de uma filmadora. Realizada
a entrevista, o aluno transcreverá as falas do entrevistado, produzindo um
texto de memórias. Para marcar um tempo de relembrar, que é o tempo das
memórias, o discente usará verbos no pretérito perfeito e imperfeito; descreverá
o espaço; evocará os sentimentos e emoções. Como exemplo de uma entrevista,
segue anexo vídeo, no qual entrevistei minha avó Antônia, 94 anos. Durante a
entrevista, houve algumas interferências audiovisuais. O vídeo é apenas um
exemplo do modo como podemos introduzir tecnologias no contexto escolar,
atrelando-as ao texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário