A sociedade contemporânea tem incorporado
novas mídias nos seus diversos seguimentos. São demonstrativos desse avanço, o
uso corrente de celulares para troca de mensagens de texto, fotos e vídeos,
além da tradicional conversa por voz; e os computadores (MSN, Orkut, e-mails,
telefonia por IP, chats, etc.). O público
jovem é o que mais se valeu desses recursos tecnológicos.
A
mídia é uma ferramenta indispensável em sala de aula, pois ela utiliza três
diferentes códigos de significação: o código verbal/texto (uso da palavra na
forma oral ou escrita); o código icônico/imagem (imagem parada ou em movimento,
bem como todas as dimensões de composição) e o código sonoro/som (músicas, ruídos
ou onomatopeias, que indicam, apontam ou sugerem alguma informação).
Na escola onde leciono há computadores,
máquina fotográfica, jornais, revistas, gibis, mas não temos ainda acesso à
internet. É um grande desafio planejar atividades que utilizem o laboratório de
informática, por não haver internet. Porém, é possível pensar em atividades que
se estendam a lan houses. Compartilho uma experiência adquirida no ensino
fundamental final, no qual os alunos pesquisaram em lan houses assunto da língua
materna e usaram os computadores da escola para apresentarem o trabalho na
forma de slides. Pudemos registrar com a máquina fotográfica. Foi uma
maravilha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário