sábado, 9 de junho de 2012

MÍDIA-EDUCAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR


A sociedade contemporânea tem incorporado novas mídias nos seus diversos seguimentos. São demonstrativos desse avanço, o uso corrente de celulares para troca de mensagens de texto, fotos e vídeos, além da tradicional conversa por voz; e os computadores (MSN, Orkut, e-mails, telefonia por IP, chats, etc.).  O público jovem é o que mais se valeu desses recursos tecnológicos.
A  mídia é uma ferramenta indispensável em sala de aula, pois ela utiliza três diferentes códigos de significação: o código verbal/texto (uso da palavra na forma oral ou escrita); o código icônico/imagem (imagem parada ou em movimento, bem como todas as dimensões de composição) e o código sonoro/som (músicas, ruídos ou onomatopeias, que indicam, apontam ou sugerem alguma informação).
Na escola onde leciono há computadores, máquina fotográfica, jornais, revistas, gibis, mas não temos ainda acesso à internet. É um grande desafio planejar atividades que utilizem o laboratório de informática, por não haver internet. Porém, é possível pensar em atividades que se estendam a lan houses. Compartilho uma experiência adquirida no ensino fundamental final, no qual os alunos pesquisaram em lan houses assunto da língua materna e usaram os computadores da escola para apresentarem o trabalho na forma de slides. Pudemos registrar com a máquina fotográfica. Foi uma maravilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário