quinta-feira, 7 de junho de 2012

Desenvolvimento de projeto em sala de aula com integração das tecnologias ao currículo


O trabalho em sala de aula visando à inserção de tecnologias diferenciadas no planejamento fortalece o ensino aprendizagem, pois, desenvolvido na perspectiva integradora, o aluno pode expressar seu pensamento, sua capacidade criadora, por meio de diferentes linguagens e formas de representação.
É indispensável o uso de tecnologias, tendo em vista que ela permite, com efeito, retomar a visão de conhecimento em sua unicidade por meio do estabelecimento de ligações em redes, sobretudo por meio dos hiperlinks, que integram ideias, conceitos, experiências, padrões de distintas áreas e disciplinas. O aluno aprende quando estabelece relações entre novas informações com conhecimentos que possuía e constrói novos significados. Isso ocorre tanto no âmbito de uma disciplina como na integração entre disciplinas. As tecnologias permitem, também, o registro  detalhado das ações realizadas em sala de aula, nos diferentes formatos que for possível (textos virtuais, fotos, vídeos, áudios, etc.).
A linguagem inovadora deste século favorece o desenvolvimento da metacogniçao do aluno. O uso de ferramentas tecnológicas em sala de aula permite ao aluno o processo de autoconhecimento, auto-observação. Enquanto pesquisador autor ou coautor na utilização dos dispositivos tecnológicos durante a aula, o aluno tem a capacidade de saber o que aprendeu e o que ainda não aprendeu. Neste sentido, o professor poderá trabalhar os quesitos que se apresentaram difíceis.  
Pude observar na aplicação da atividade, que objetivava integrar as tecnologias no trabalho interdisciplinar, a facilidade que alguns alunos demostraram; como também a resistência por parte de alguns. Mas houve crescimento, pois o trabalho em grupo sanou essa dificuldade.


Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo.

No sistema educacional tradicional, o currículo, como programação de uma disciplina, era inflexível, fechado, sem uso de dispositivos inovadores de informação. Hoje se percebe a necessidade de integrar as tecnologias ao currículo. A integração propicia uma transformação da escola e da sala de aula em um espaço de experiência, de ensino e de ativa aprendizagem, ampliado pelo uso das tecnologias.
A inserção de tecnologias no currículo aprimora o conhecimento organizado, sistematizado, aceito socialmente e selecionado em estruturas previamente concebidas como do conhecimento que o aluno traz de seu contexto, da vida; como também não se limita ao conhecimento programado, rígido, imaleável. Dito isto, o currículo não é apenas uma lista de conteúdos prontos a serem transmitidos aos alunos e não se esgota na aplicação do conhecimento de forma contextualizada com as tecnologias. Logo, o currículo deve ter plasticidade, flexibilidade e abertura para integrações inovadoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário