O trabalho em sala de aula visando à inserção
de tecnologias diferenciadas no planejamento fortalece o ensino aprendizagem,
pois, desenvolvido na perspectiva integradora, o aluno pode expressar seu
pensamento, sua capacidade criadora, por meio de diferentes linguagens e formas
de representação.
É indispensável o uso de tecnologias, tendo
em vista que ela permite, com efeito, retomar a visão de conhecimento em sua
unicidade por meio do estabelecimento de ligações em redes, sobretudo por meio
dos hiperlinks, que integram ideias, conceitos, experiências, padrões de
distintas áreas e disciplinas. O aluno aprende quando estabelece relações entre
novas informações com conhecimentos que possuía e constrói novos significados.
Isso ocorre tanto no âmbito de uma disciplina como na integração entre
disciplinas. As tecnologias permitem, também, o registro detalhado das ações realizadas em sala de aula,
nos diferentes formatos que for possível (textos virtuais, fotos, vídeos,
áudios, etc.).
A linguagem inovadora deste século
favorece o desenvolvimento da metacogniçao do aluno. O uso de ferramentas tecnológicas
em sala de aula permite ao aluno o processo de autoconhecimento, auto-observação.
Enquanto pesquisador autor ou coautor na utilização dos dispositivos tecnológicos
durante a aula, o aluno tem a capacidade de saber o que aprendeu e o que ainda
não aprendeu. Neste sentido, o professor poderá trabalhar os quesitos que se
apresentaram difíceis.
Pude observar na aplicação da atividade,
que objetivava integrar as tecnologias no trabalho interdisciplinar, a
facilidade que alguns alunos demostraram; como também a resistência por parte
de alguns. Mas houve crescimento, pois o trabalho em grupo sanou essa
dificuldade.
Conceito de currículo e o
processo de integração de tecnologias ao currículo.
No sistema educacional tradicional, o currículo, como programação
de uma disciplina, era inflexível, fechado, sem uso de dispositivos inovadores
de informação. Hoje se percebe a necessidade de integrar as tecnologias ao
currículo. A integração propicia uma transformação da escola e da sala de aula
em um espaço de experiência, de ensino e de ativa aprendizagem, ampliado pelo
uso das tecnologias.
A inserção de tecnologias no currículo aprimora o
conhecimento organizado, sistematizado, aceito socialmente e selecionado em
estruturas previamente concebidas como do conhecimento que o aluno traz de seu
contexto, da vida; como também não se limita ao conhecimento programado, rígido,
imaleável. Dito isto, o currículo não é apenas uma lista de conteúdos prontos a
serem transmitidos aos alunos e não se esgota na aplicação do conhecimento de
forma contextualizada com as tecnologias. Logo, o currículo deve ter
plasticidade, flexibilidade e abertura para integrações inovadoras.
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