Plano de aula
Orações coordenadas sindéticas
Autor MARIO RIBEIRO MORAIS
PALMAS -
TO CTI AUGUSTO DOS ANJOS
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
|
Componente Curricular
|
Tema
|
Ensino
Fundamental Final
|
Língua
Portuguesa
|
Análise
linguística: organização estrutural dos enunciados
|
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com
esta aula
Revisar e reescrever, o próprio texto, observando:
a unidade temática; o desenvolvimento do tema; uso das conjunções
coordenadas sindéticas; a adequação necessária em função: do interlocutor, da
finalidade do texto e das características do gênero.
Identificar e corrigir, no texto produzido,
inadequações de ordem morfossintática (emprego adequado das conjunções
coordenadas) para manutenção da coerência e coesão textual.
Duração das atividades
3 aulas com duração de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados
pelo professor com o aluno
O assunto exige que os alunos já tenham
conhecimento dos termos essenciais da oração: sujeito e predicado; como
também das classes gramaticais.
Estratégias e recursos da aula
O trabalho será dividido em dois momentos.
No primeiro momento, que compreende as duas primeiras aulas, a
turma será divida em 5 grupos dispostos da seguinte forma:
grupo 1: oração coordenada sindética aditiva;
grupo 2: oração coordenada sindética
adversativa;
grupo 3: oração coordenada sindética alternativa;
grupo 4: oração coordenada sindética explicativa;
grupo 5: oração coordenada sindética conclusiva;
Na sequência, pesquisarão as classes gramaticais
nos diversos meios virtuais, no laboratório de informática. Farão um resumo das
classes de palavras; e apresentarão à turma em slides no segundo momento, na
última aula.
Recursos Complementares
Livros didáticos; Gramáticas; dicionários; vídeos;
computador; datashow; som; blog marioeducador.blogspot.com ;
Avaliação
A avaliação será contínua, observando o
envolvimento e desenvolvimento das atividades solicitadas pelos grupos, bem
como considerado o conhecimento prévio construído pelo aluno. Espera-se que os
alunos se envolveram nas pesquisas. Eles adoraram a ideia do trabalho
interdisciplinar. A internet, os slides, os editores de imagens e som, tudo
contribuirá para uma aprendizagem diferenciada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário