A
sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento,
de Juan Ignácio Pozo
A
sociedade moderna produziu informações que nenhuma outra jamais produziu. A
aprendizagem constituiu-se numa exigência social. Essa exigibilidade deflagrou
uma contradição: “cada vez se aprende mais e cada vez e fracassa na tentativa
de aprender” (Pozo, 2008).
Educacionalmente,
as dificuldades de aprendizagem são interpretadas como fracasso escolar. A
escola não acompanhou o desenvolvimento do mundo da informação. A incorporação
das tecnologias multimídias no processo ensino-aprendizagem tornou-se um desafio
crescente.
A
escola já não pode proporcionar toda a informação relevante com base no modelo
tradicional. Uma nova cultura da aprendizagem deve ser implementada, visando à
formação de cidadãos para uma sociedade aberta e democrática, tornando-os mais
flexíveis, eficazes e autônomos.
As
tecnologias da informação vêm criando novas formas de distribuir socialmente o
conhecimento e a escola não pode ignorar essa nova cultura do saber. A
informatização do conhecimento tornou mais acessíveis todos os saberes ao
conhecimento. Porém, para desvendar esse conhecimento, comunicar-se com ele sem
se deixar alienar por tal fluxo enorme de informação, são necessárias maiores
competências cognitivas dos leitores dessas novas fontes.
Na
perspectiva dessa nova cultura da aprendizagem, é necessário aprender a
conviver com a diversidade de ideias e com a relatividade das teorias, com a
exigência de múltiplas interpretações de toda informação, para formar, a partir
delas, o próprio ponto de vista. Essa flexibilidade do saber vai de encontro às
escolásticas que pregavam verdades estabelecidas e indiscutíveis.
Uma
das metas do sistema educacional, para se adequar às exigências dessa nova
sociedade da informação, será inculcar nos alunos capacidade de gestão de
conhecimento, com vistas a fomentar o aluno a adquirir a informação,
interpretá-la, analisá-la, compreendê-la e comunicá-la.
Destarte,
para se apropriar desses novos sistemas de aprendizagem como instrumentos de
aquisição de conhecimento requer novas formas de aprender e de ensinar.
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