sábado, 19 de maio de 2012

Resumo do texto A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento, de Juan Ignácio Pozo


A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento, de Juan Ignácio Pozo



A sociedade moderna produziu informações que nenhuma outra jamais produziu. A aprendizagem constituiu-se numa exigência social. Essa exigibilidade deflagrou uma contradição: “cada vez se aprende mais e cada vez e fracassa na tentativa de aprender” (Pozo, 2008).

Educacionalmente, as dificuldades de aprendizagem são interpretadas como fracasso escolar. A escola não acompanhou o desenvolvimento do mundo da informação. A incorporação das tecnologias multimídias no processo ensino-aprendizagem tornou-se um desafio crescente.

A escola já não pode proporcionar toda a informação relevante com base no modelo tradicional. Uma nova cultura da aprendizagem deve ser implementada, visando à formação de cidadãos para uma sociedade aberta e democrática, tornando-os mais flexíveis, eficazes e autônomos.

As tecnologias da informação vêm criando novas formas de distribuir socialmente o conhecimento e a escola não pode ignorar essa nova cultura do saber. A informatização do conhecimento tornou mais acessíveis todos os saberes ao conhecimento. Porém, para desvendar esse conhecimento, comunicar-se com ele sem se deixar alienar por tal fluxo enorme de informação, são necessárias maiores competências cognitivas dos leitores dessas novas fontes.

Na perspectiva dessa nova cultura da aprendizagem, é necessário aprender a conviver com a diversidade de ideias e com a relatividade das teorias, com a exigência de múltiplas interpretações de toda informação, para formar, a partir delas, o próprio ponto de vista. Essa flexibilidade do saber vai de encontro às escolásticas que pregavam verdades estabelecidas e indiscutíveis.

Uma das metas do sistema educacional, para se adequar às exigências dessa nova sociedade da informação, será inculcar nos alunos capacidade de gestão de conhecimento, com vistas a fomentar o aluno a adquirir a informação, interpretá-la, analisá-la, compreendê-la e comunicá-la.

Destarte, para se apropriar desses novos sistemas de aprendizagem como instrumentos de aquisição de conhecimento requer novas formas de aprender e de ensinar.




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